Endomarketing

Hoje a madamecrème chegou para dar uma aula de empoderamento feminino e demonstrar como o autocuidado feito com intenção pode ser uma maneira de se reconhecer como mulher forte e independente.

Nascido da luta pela justiça social, o autocuidado não é somente o que vemos por aí na mídia – mulheres lindas se mimando com presentes e rotinas de beleza.

Ele foi pregado inicialmente como uma forma de empoderamento pela escritora negra & feminista Audre Lorde, que defendia que a mulher deveria questionar o seu papel social antes de tudo. até hoje, nós somos tradicionalmente tidas como cuidadoras, responsáveis pelo zelo da casa, das crianças, de familiares doentes e idosos. mas quem é responsável por cuidar de nós, mulheres?

Formas de autocuidado 

Nessa questão, o tipo de autocuidado não importa tanto, mas sim a intenção. o autocuidado é mais significativo e duplamente efetivo quando a mulher se empodera e pensa: “eu sou minha, e preciso dar atenção a mim!”.

Por isso, até um banho demorado pode se tornar autocuidado, ou um prato de comida gostoso.

O importante é parar tudo, esquecer do outro só por um tempo, e se dedicar integralmente à sua saúde, bem estar e felicidade. se você já praticou o autocuidado de verdade, sabe do que tô falando 😉

Quer algumas dicas para praticar o autocuidado com intenção? então chega aqui:

1 – Sente-se para ler um bom livro ou ouça uma música que você ama

Consumir não é o problema, o problema é a maneira que consumimos. normalmente, fazemos o multitasking e nos ocupamos enquanto consumimos, mas quando você coloca o fone de ouvido e ouve uma música que ama, dando atenção a ela e aos seus sentimentos em relação a ela, está cuidando de si.

Livros também são ótimos companheiros, principalmente aqueles que foram escritos por alguém que você já amou ter lido antes.

 

2 – Crie: escrever, desenhar, pintar, cozinhar, etc.

Não importa se você acha que não sabe ou que não é boa nisso. o fato é que criar te faz se sentir mais completa e serve como uma ótima forma de passar o tempo quando se está super cansada de consumir.

Você pode aplicar qualquer hobby na rotina, contanto que se sinta confortável e dedique tempo para si. qualquer pessoa pode desenhar ou escrever seus pensamentos, e também há inúmeras oportunidades para se expressar na cozinha (confeitaria é uma delas).

3 – Cuide do corpo

O meu corpo é o meu refúgio, e o seu? empoderamento tem esse teor político/acadêmico, mas por trás disso tudo o significado é bem simples – conquistar poder para si e sobre si, inclusive o seu corpo.

Cuidar do corpo envolve a nossa vida inteira, desde os cuidados mais básicos, como comer e dormir bem, àqueles cuidados que escolhemos. o último tipo nos ajuda a delimitar como o nosso corpo é único e diferente das outras mulheres.

Se exercitar, por exemplo, é uma forma de autocuidado – apesar de muita gente ter dificuldade em iniciar aquele exercício, sabe que faz pelo próprio bem e por isso continua. isso é estar empoderada (e se amar acima da preguiça haha).

Já cuidar da pele no início ou no final do dia é uma maneira de se acariciar e se nutrir de fora para dentro, e é aí que a madamecrème te ajuda.

4 – Tenha um diário

Quem disse que o diário é só pra quando somos crianças? sei que falei sobre escrever lá em cima, mas o diário é uma forma de escrita especial. isso porque além de te dar um espaço em branco para descrever o seu dia e o que você sente em relação a ele, o diário também te permite ter um panorama completo da sua vida e experiências. ele vai saber até mais que sua melhor amiga.

Autoconhecimento também é empoderamento!

5 – Seja consistente

Quem disse que o autocuidado é fácil?

Como mencionei no início, ele nasceu como uma necessidade da mulher que é tradicionalmente considerada responsável por cuidar de todos, menos dela mesma. por conta disso, a jornada até o empoderamento pelo autocuidado nunca pode ser abandonada, e sim desenvolvida a cada dia.

Sim, baby, a gente sabe que tem dias que a vida pega pesado e você está super cansada. mas quando isso acontece com muita frequência, tem coisa estranha aí!!!

Para aquelas que veem dificuldade em praticar o autocuidado diário, a maior dica é consistência. nem que sejam 10 minutinhos para escrever no diário, ou um banho demorado e automassagem com óleo corporal logo após. o que mais importa é que seja com intenção!

Não sabe por onde começar?

A madamecrème te ajuda. comece pelo mais fácil! se você já se exercita diariamente, mas antes não reconhecia o exercício como autocuidado e um tempo só seu, tente aplicar a intenção.

Adicionar pelo menos uma frase por dia no diário é outra dica. com o tempo, você pode ir aumentando e descrevendo o dia inteiro.

Também tenho produtinhos pra te ajudar no início da jornada, principalmente se quiser introduzir esfoliação na sua vida. meus esfoliantes são super sensoriais e aromáticos, perfeitos para passar aquele tempinho no chuveiro.

Tenho o rose sugar scrub e o almond & carrot express scrub.

Automassagem com o meu ylang ylang body oil também é sucesso. ele te energiza em dias corridos e relaxa nos dias preguiçosos. é só fazer com jeitinho e intenção, que você vai se sentir a mulher mais poderosa deste mundo.

Beijos minha deusa,

da madamecrème.

FONTE: madamecrème